O que fazer quando seu carro está com a bateria descarregada.



Você provavelmente já passou pela situação chata de ficar sem bateria no meio da rua. Nessa hora muitas pessoas não sabem o que fazer e acabam entrando em desespero. Mas calma, nós temos duas dicas bem simples que podem te ajudar a sair dessa situação.

Confira:



1. “Chupeta” ou ligação direta:


Essa é uma boa saída pra quem está com a bateria descarregada, porém é importante saber o que está fazendo, além de estar com um equipamento confiável em mãos.

O primeiro passo para fazer a “chupeta” é ter um bom cabo de transferência de carga. É fundamental que esse equipamento esteja em boas condições, caso contrário, ele pode oferecer sérios riscos a quem manuseá-lo. O segundo passo é encontrar uma fonte de energia, ou seja, alguém que se disponha a oferecer o seu carro para fazer a transferência de carga de uma bateria com carga para a sua bateria descarregada. É importante que esse carro esteja com uma bateria de mesma amperagem, pois uma diferença nesse quesito pode causar danos elétricos aos dois veículos.


Tendo isso em mãos, é hora de partir pra ação e trazer seu carro de volta à vida!


1º passo:

Aproxime os dois carros cuidadosamente até uma distância em que o cabo alcance as duas baterias. Lembre-se de desligar os motores e todos os itens elétricos dos veículos como: luzes internas, som, faróis, ar condicionado e etc.


2º passo:

Retire as proteções de plástico que envolvem os terminais das baterias e identifique quais são os pólos negativos e positivos de cada uma delas (a bateria leva nos terminais os sinais de “-“  e “+” ou sinaliza por meio da cor preta pra negativo e vermelha pra positivo).


3º passo:

Pegue os cabos e conecte-os aos terminais na seguinte ordem:

1 - Prenda a extremidade do cabo vermelho no terminal positivo do carro com a bateria descarregada.

2 - Prenda a outra extremidade desse mesmo cabo vermelho ao terminal positivo do carro com a bateria carregada.

3 - Em seguida, prenda a extremidade do cabo preto no terminal negativo do carro com a bateria descarregada.

4 - Prenda a outra extremidade desse mesmo cabo preto ao terminal negativo do carro com a bateria carregada.


*Cuide para que as extremidades dos cabos não se toquem durante o processo provocando um curto circuito. Se possível, use luvas isolantes pra se proteger melhor.


4º passo:

Ligue o motor do carro com a bateria carregada acelerando-o a uma rotação de, pelo menos, 1.500 rpm por cerca de 10 minutos.

5º passo:

Passado esse tempo, tente dar a partida no carro que estava com a bateria descarregada.


Caso não ligue, confira se os cabos estão bem presos e tente novamente. Não insista muito, o indicado é, no máximo, 5 tentativas. Se o carro não ligar depois disso ele deverá ser rebocado até uma oficina para ter a bateria substituída. Se o carro der a partida (o mais comum de acontecer), faça o motor funcionar por mais uns 20 minutos, acelerando algumas vezes durante esse período para só depois então seguir o seu trajeto.


2. Pegar no tranco:


Essa é uma outra saída eficiente que demanda menos equipamentos mas continua dependendo de uma mão amiga.

Pegar o carro no tranco é mais fácil do que parece, tudo o que você precisa é de um pequeno empurrão. Caso você esteja em uma descida, o processo é ainda mais fácil. É só virar a chave sem ligar o motor, por o carro em ponto morto e soltar o freio de mão. Deixe a gravidade fazer o seu trabalho até o carro atingir a velocidade de 10km/h (caso não esteja em uma descida, peça pra alguém empurrar o carro até essa velocidade). Depois disso engate a segunda marcha, solte a embreagem normalmente enquanto liga o motor acelerando o carro simultaneamente. Não é preciso acelerar demais, isso pode acabar afogando o motor do carro. Caso o motor pegue, pare o carro imediatamente e continue acelerando em ponto morto até sentir que o motor está funcionando normalmente.


É bom lembrar que nenhuma dessas duas dicas são soluções permanentes, mas apenas medidas momentâneas que vão te ajudar a sair de uma situação ruim. É muito importante que, assim que possível, você faça uma avaliação e, se necessário, a substituição da bateria descarregada para que esse tipo de situação não venha a se repetir.



E pra quem gosta de ser ainda mais prático, nós temos uma última dica que você vai adorar! A Batebras disponibiliza o serviço de avaliação e troca de baterias por delivery em qualquer lugar de Brasília e região, levando um especialista diretamente até você gratuitamente! É só chamar no (61) 3541-9050 ou mandar um WhatsApp pra (61) 98156-8804 que em poucos minutos o seu problema tá resolvido.


Gostou da nossa ajuda? Comente aqui se nossas dicas foram úteis e compartilhe suas dicas com a gente também!

0 visualização

Sobre a empresa

Atuamos no mercado com baterias automotivas desde 2013. São 6 anos de história. Temos 1 loja no Núcleo Bandeirante.

Precisou de bateria? Bate aqui!

Marcas: Baterax, Cral, Freedom, Heliar, Moura, Pioneira, Yuasa e muito mais.

Funcionamento

Funcionamento:

Segunda a sexta, das 8h às 18h Aos sábados, das 8h às 14h.

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

© 2019 por Batebras Baterias. Desenvolvido por Selva Agência.