Bateria pra carro: descubra como escolher corretamente.



Se você já teve dificuldades na hora de escolher a bateria certa pro seu carro, nós temos uma notícia boa e outra ruim: a boa é que essa escolha é mais simples do que parece, a ruim é que não existe uma regra que sirva pra qualquer situação.


De modo geral, o mais recomendado é seguir o manual do carro, lá a montadora indica o modelo de fábrica que foi colocado nele. Mas a gente sabe que nem sempre isso é possível, variáveis como preço e disponibilidade no mercado podem te fazer escolher outras opções. Nessas horas, é bom saber o que observar pra não fazer uma escolha errada e acabar prejudicando o seu carro e o seu bolso. Pra te ajudar nessa tarefa, separamos os 5 fatores mais importantes a serem considerados na compra da sua bateria pra carro:


1) Procedência - Diga-me de onde vens que te direi se presta.


Esse é o primeiro passo da sua compra. Pra ser bem rápido e direto: a sua bateria tem que ter o selo do INMETRO! Mesmo sendo obrigatório há alguns anos, esse item ainda não aparece em todas as opções que encontramos no mercado, então é realmente importante prestar a atenção nisso. É bom frisar que esse selo não certifica a qualidade funcional do produto, apenas garante que sua produção foi feita sob normas e parâmetros padrões da categoria. Então, quer fugir de problemas? Desconsidere qualquer bateria que não leve este selo.


2) Preço - Economizar demais pode sair caro.


Comprar uma bateria pra carro quase nunca é um gasto programado. Nesse tipo de situação, qualquer centavinho parece pesar uma tonelada no bolso. Mas é bom entender a forma certa de economizar, lembre-se que você está tratando de um produto essencial para o seu carro, pagar barato agora pode significar pagar muito caro mais tarde.


Em primeiro lugar, é bom entender que o preço de uma bateria pra carro varia conforme a sua marca, modelo e amperagem. Existem modelos mais tecnológicos de alta performance que chegam a ser vendidos por até mais de 1.500 reais. Mas fique calmo, as opções mais comuns do mercado são vendidas numa média de 200 a 500 reais, podendo ser encontradas por valores ainda mais baixos dependendo da loja.


Essa variedade de preços é uma boa notícia para o bolso do consumidor, mas também exige muito cuidado. Hoje em dia, lojas de variedades, sites de vendas e até mesmo supermercados estão vendendo baterias, mesmo não tendo nenhuma experiência no ramo. É importante lembrar que, por trabalharem exclusivamente com baterias, as lojas especializadas são a melhor opção. Dentre as suas vantagens, atendimento especializado e instalação grátis podem ser grandes atrativos.


Agora que você sabe quanto custa e onde encontrar a sua bateria, é hora de pensar na economia a longo prazo. Pra isso, escolha por marcas que ofereçam uma boa garantia. Existem muitas variáveis que podem fazer uma bateria pra carro parar de funcionar, comprar um produto que te proteja contra isso é a certeza de que você não vai ser surpreendido tendo que gastar dinheiro de novo com outra bateria.


3) Amperagem - De quanta energia seu carro precisa?


Essa é a informação técnica mais importante a ser observada numa bateria pra carro, pois indica a sua capacidade de armazenamento de energia. Comprar uma bateria de amperagem muito diferente daquela demandada pelo veículo pode acarretar sérios problemas ao seu sistema elétrico.


Carros com mais equipamentos eletrônicos e motor mais potente vão acabar demandando uma quantidade maior de carga, já carros mais simples e menos equipados vão demandar uma carga menor. A amperagem da bateria vai seguir proporcionalmente essa lógica, sendo maior ou menor conforme a necessidade do veículo.  


Mas isso não significa que carros bem equipados não podem ter uma bateria de amperagem baixa. Hoje o mercado prioriza pela eficiência, a proposta é oferecer mais tecnologia com o menor consumo de energia possível. Modelos como o Honda Fit, por exemplo, oferecem trio elétrico, ar condicionado, freios ABS e muitos outros itens eletrônicos levando uma bateria de apenas 40 amperes. Nesse caso, uma bateria de 50 amperes também alimentaria todo o sistema normalmente, mas não seria necessária, uma vez que a amperagem menor já é funcional.


No mercado de baterias, o modelo mais vendido é o de 60 amperes, ele costuma ter uma capacidade de armazenamento suficiente para a maioria dos carros populares, sendo uma escolha relativamente segura para esses casos. Se o seu veículo for maior ou mais potente do que o convencional, vale consultar um especialista para saber se essa amperagem é adequada. A mesma dica serve para carros equipados com sistemas de som e luz além do oferecido pela fábrica, uma vez que esse tipo de sistema precisa de uma carga maior do que a demandada originalmente pelo carro.


Por último, é importante checar também o tamanho da bateria. Quanto maior a amperagem maior é a sua dimensão, tornando impossível a instalação de alguns modelos em determinados veículos.


4) Principais fabricantes - Vantagens e benefícios das melhores marcas do mercado.


Outro item importante a ser analisado na hora de comprar uma bateria pra carro é a sua marca. Empresas maiores com mais tradição naturalmente serão mais caras, mas em contrapartida oferecem um produto mais confiável com maior prazo de garantia. Além disso, marcas grandes costumam investir em tecnologia, oferecendo sempre modelos com novas vantagens no mercado. Vamos agora listar três dessas principais marcas pra facilitar a sua escolha:


Bosch: oferecendo uma garantia de até 24 meses, a Bosch é reconhecida pela durabilidade do seu produto, graças às ligas de prata presentes na composição de suas placas. A sua principal linha de produtos é a Silverstar, dividida entre as famílias S4, S5 e S6, cada uma direcionada para uma determinada demanda de energia.


Moura: a principal marca nacional do segmento, oferecendo até 18 meses de garantia, cobrindo os mais variados tipos de defeito. Reconhecida pela eficiência na distribuição de carga graças aos seus polos de conexão mais robustos e separadores aditivados.


Heliar: a bateria mais vendida do mundo, presente em um terço dos carros. Sua tecnologia Powerframe garante uma maior proteção à corrosões com uma garantia de até 24 meses. A marca acaba de trazer ao mercado a tecnologia AGM, voltada para carros com sistema Start/Stop.


Além dessas gigantes do mercado, existem mais inúmeras opções de marcas com diferentes vantagens para você escolher. O problema é que muitas distribuidoras possuem contratos de exclusividade com essas grandes marcas, dificultando uma comparação entre as opções que o mercado disponibiliza. A melhor forma de fugir disso é procurando uma loja multimarcas que disponha de uma boa variedade de estoque. Esse tipo de loja costuma ter opções para todos os bolsos e necessidades, oferecendo tanto as marcas consagradas, quanto modelos menos conhecidos e mais acessíveis.


5) Na dúvida, procure um especialista.


Mesmo com todas essas dicas, as mudanças do mercado e a grande variedade de produtos pode ainda te confundir na hora de escolher a sua bateria pra carro. Nesse caso, a melhor forma de fugir do erro é procurando um especialista.



Em Brasília existe até mesmo um serviço de delivery que leva a sua bateria até você com apenas uma ligação. Viu como tá fácil? Agora não tem mais desculpa, qualquer pessoa pode comprar uma bateria de forma consciente e segura.

72 visualizações

Sobre a empresa

Atuamos no mercado com baterias automotivas desde 2013. São 6 anos de história. Temos 1 loja no Núcleo Bandeirante.

Precisou de bateria? Bate aqui!

Marcas: Baterax, Cral, Freedom, Heliar, Moura, Pioneira, Yuasa e muito mais.

Funcionamento

Funcionamento:

Segunda a sexta, das 8h às 18h Aos sábados, das 8h às 14h.

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

© 2019 por Batebras Baterias. Desenvolvido por Selva Agência.