Bateria de carro: 5 dicas para aumentar a sua vida útil de forma segura



Muitas pessoas ignoram o fato de que bateria de carro precisa de cuidados. Por ser um item que normalmente não dá problema, a bateria acaba somente recebendo a devida atenção quando falha, deixando o motorista na mão. Se você não quer passar por isso, confira essas 5 dicas super simples para aumentar de forma segura a vida útil da sua bateria.



1. Não abuse dos itens elétricos com o motor desligado


Se estiver parado, com o motor desligado, evite usar equipamentos como: som, luzes internas, ar condicionado, central multimídia e outros. Esses equipamentos usam muita energia e podem acabar descarregando a bateria de carro inesperadamente.

Isso acontece porque o alternador precisa do motor ligado para alimentar a bateria, logo, se o motor estiver desligado, a bateria só vai perdendo energia, sem recarregar, chegando ao ponto de nem ter a carga necessária para ligar o carro.



2. Ligue o motor do carro periodicamente


Essa dica vai pra quem usa o carro só de vez em quando. Como o próprio nome diz, automóvel é feito para estar em movimento. Isso significa que o motor do carro precisa ser ligado, pelo menos, uma vez por semana, ficando em funcionamento por, no mínimo, 10 minutos.

Essa medida é necessária porque o carro continua consumindo uma pequena quantidade de energia quando desligado, descarregando assim a bateria, a qual deve ser recarregada com o motor ligado para que não perca toda a sua carga. Se você também quer evitar outros problemas causados pela falta de uso do carro, recomendamos que, além de ligar o motor, você dê uma volta de uns 20 minutos com o carro, colocando todas as suas funções mecânicas em funcionamento.



3. Desligou o motor? Desligue antes os itens elétricos


Essa é uma dica simples porém muito importante. Muitas pessoas na pressa de chegar logo ao seu destino apenas desligam o carro e saem. Fazendo isso, você estará sobrecarregando a bateria bem no momento em que ela é mais exigida: a partida. Isso acontece porque todos os itens que estavam sendo usados na última vez que o carro foi desligado (como som, faróis, desembaçador, etc) vão ligar automaticamente bem na hora que você virar a chave. Essa sobrecarga prejudica a bateria de carro diminuindo a sua vida útil.



4. Mantenha os terminais limpos


A manutenção dos terminais da bateria é fundamental para o seu bom funcionamento. Com o tempo, a oxidação de alguns materiais como cobre e latão acabam gerando um resíduo de coloração esverdeada chamado zinabre. Esse resíduo se acumula nos terminais prejudicando o funcionamento da bateria de carro. Esse problema pode ser facilmente resolvido com uma simples limpeza dos terminais. Recomenda-se usar uma solução de água com bicarbonato de sódio, esfregando os terminais cuidadosamente até remover todo o resíduo. É importante lembrar que essa limpeza deve ser feita com os terminais desconectados corretamente (desconecte primeiro o lado negativo e depois o lado positivo), secando-os antes de conectá-los novamente na ordem inversa (primeiro o lado positivo e depois o lado negativo).



5. Compre a bateria de carro certa.


Como qualquer outra peça, existe a bateria certa para o seu carro. Modelos diferentes de carro exigem diferentes tipos de bateria. Características como a amperagem da bateria, por exemplo, devem corresponder a quantidade de carga que o carro vai exigir, quanto mais itens elétricos, maior será essa quantidade de carga exigida.




Por isso, na hora de comprar a sua bateria de carro, procure um especialista pra te indicar a melhor opção. Às vezes, economizar nessa compra pode significar um prejuízo no futuro. Acesse o site www.batebrasbaterias.com.br para ter mais informações e conhecer a maior variedade de marcas e modelos de baterias automotivas de Brasília.


Gostou das dicas? Acompanhe nosso blog e tenha tudo o que você precisa saber sobre bateria de carro.

57 visualizações

Sobre a empresa

Atuamos no mercado com baterias automotivas desde 2013. São 6 anos de história. Temos 1 loja no Núcleo Bandeirante.

Precisou de bateria? Bate aqui!

Marcas: Baterax, Cral, Freedom, Heliar, Moura, Pioneira, Yuasa e muito mais.

Funcionamento

Funcionamento:

Segunda a sexta, das 8h às 18h Aos sábados, das 8h às 14h.

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

© 2019 por Batebras Baterias. Desenvolvido por Selva Agência.